Naturalismo Wiki
Advertisement

Direitos Reservados ao RationalWiki, Link original aqui

Da mesma forma que qualquer democracia é melhor do que qualquer ditadura, até mesmo o compromisso do agnosticismo é melhor do que a fé. Minimiza a tentação totalitária, a adoração estúpida do absoluto e a rendição da razão, que pode ter levado à santidade, mas dificilmente pode retribuir o mal que causou.

—Christopher Hitchens [1]

Ninguém é mais perigoso do que alguém que pensa que tem 'A Verdade'. Ser ateu é quase tão arrogante quanto ser fundamentalista.

—Tom Lehrer

Agnosticismo na teologia contemporânea é a posição de que a existência e a natureza de um deus ou deuses são desconhecidas ou incognoscíveis. Os agnósticos às vezes são vistos como insatisfeitos defensores da cerca por ateus e teístas; entretanto, a maioria dos agnósticos acha que é intelectualmente indefensável fazer uma afirmação forte de uma forma ou de outra. Há uma confusão frequente entre a ideia de ateísmo ("Não acredito que haja evidências de Deus") e agnosticismo ("Não sei se Deus existe") porque o primeiro é uma expressão de crença e o último é uma expressão de conhecimento.

O termo foi cunhado pelo biólogo inglês T. H. Huxley em 1869, embora o conceito tenha sido expresso muito antes disso, remontando aos gregos por volta de 450 AEC e até mesmo menções anteriores nos Vedas hindus, escritos entre 1700 e 1100 aC. Nos tempos modernos, a palavra agnosticismo é usada exclusivamente. Inicialmente, o agnosticismo tinha sido concebido como uma posição filosófica de que a questão epistemológica de se um deus existe é mal formada e, portanto, que uma posição sobre a questão é impossível, tornando obsoletos os termos teísmo e ateísmo. Mais modernamente, tem sido usado para significar alguém que não sabe, ou não pensa que a existência de um deus é cognoscível.

Agnosticismo

Não considero um insulto, mas sim um elogio ser chamado de agnóstico. Não pretendo saber onde muitos homens ignorantes têm certeza - isso é tudo o que o agnosticismo significa.

— Clarence Darrow durante o julgamento de Scopes

Porque nem eu sei, nem você.

— Adesivo de pára-choque

Huxley era um cientista, acima de tudo. Ele descreveu o agnosticismo como uma forma de demarcação. Não que não pudéssemos saber, com certeza; era que não poderíamos nem mesmo começar a saber, sem evidências. Seu agnosticismo não era compatível com a formação de uma crença quanto à existência ou não de deuses. Foi uma suspensão total do julgamento.

"O agnosticismo é da essência da ciência, seja antiga ou moderna. Significa simplesmente que um homem não deve dizer que sabe ou acredita naquilo que não tem base científica para professar saber ou acreditar." [2]

Huxley também afirmou claramente que sua forma de agnosticismo não chegava a ser "incognoscível".

“A extensão da região do incerto, o número de problemas cuja investigação termina em um veredicto de não provado, irá variar de acordo com o conhecimento e os hábitos intelectuais do agnóstico individual. Não me importo muito em falar de qualquer coisa como "incognoscível". Tenho certeza de que há muitos tópicos sobre os quais nada sei; e que, até onde posso ver, estão fora do alcance de minhas faculdades. Mas se essas coisas são cognoscíveis por qualquer outra é exatamente uma daquelas questões que está além do meu conhecimento, embora eu possa ter uma opinião toleravelmente forte quanto às probabilidades do caso. Relativamente a mim, estou certo de que a região da incerteza - o país nebuloso em que as palavras desempenhar o papel das realidades - é muito mais extenso do que eu poderia desejar." [3]

Em teoria, o agnosticismo é compatível com todas as crenças religiosas, exceto as mais dogmáticas, mas na prática a maioria dos agnósticos é considerada ímpia. Os agnósticos acreditam que, embora não haja evidências suficientes para provar que existe um deus, acreditar que não existe um deus também requer um salto de fé (semelhante a qualquer convicção religiosa) que carece de evidências suficientes. Simplificando, o agnosticismo apenas afirma que não temos o conhecimento para determinar se Deus existe ou não - em certo sentido, ele difere do ateísmo mais explícito por ser uma posição baseada na falta de conhecimento, ao invés de uma falta de crença. Os verdadeiros agnósticos não se encaixariam em uma escala hipotética entre teísmo e ateísmo, pois eles diriam que o argumento é irrespondível e poderia resultar em qualquer coisa, quase como o gato de Schrödinger, mas onde a caixa nunca pode ser aberta.

A maioria dos agnósticos, entretanto, pode ser categorizada adicionalmente dependendo de como suas crenças funcionam na prática, sejam elas mais ateístas ou teístas. Os agnósticos podem viver e agir como se não houvesse Deus e nenhuma religião fosse correta, mas evitam o título de "ateu" por causa da expressão de certeza implícita. Por outro lado, alguém pode se considerar espiritual, mas não religioso, ou talvez até seguir uma religião nominalmente, mas se identificar como um agnóstico para transmitir uma dúvida honesta sobre a realidade de tudo isso.

Ateísmo agnóstico

Não podemos saber com certeza se Deus ou Cristo existe. Eles PODERIAM. Então, novamente, PODE haver um pássaro reptiliano gigante no comando de tudo. Podemos ter CERTEZA de que não existe? Não, então é inútil falar sobre.

- Sr. Weatherhead, South Park

O ateísmo agnóstico sustenta que existem evidências insuficientes para provar um deus, mas também que a lógica é insuficiente para superar a impossibilidade de conhecer a existência de um deus. Os ateus agnósticos tendem ao ateísmo como uma hipótese nula sólida, particularmente na prática, mas reconhecem que eles podem estar errados. A diferença entre ateísmo e ateísmo agnóstico é sutil e pode nem sempre ser discernível, embora ateus agnósticos sejam geralmente mais tolerantes com os religiosos do que ateus mais convictos.

Um ateu agnóstico tem duas qualidades: eles não acreditam em nenhum deus e não afirmam saber ou ter certeza de que nenhum deus pode ou existe. Não acreditar que alguma afirmação seja verdadeira e ao mesmo tempo não afirmar ter certeza de que é falsa não é apenas fácil, mas acontece em muitos e muitos tópicos diferentes. Seria uma surpresa se isso não acontecesse quando o assunto é a existência de deuses.

Por alguma estranha razão, porém, muitas pessoas têm a impressão errada de que agnosticismo e ateísmo são mutuamente exclusivos. Mas por que? Não há nada em "Eu não sei" que exclua "Eu não acredito". Pelo contrário, não só eles são compatíveis, mas frequentemente aparecem juntos porque não saber é frequentemente uma razão para não acreditar. Muitas vezes é uma ideia muito boa não aceitar que alguma proposição seja verdadeira, a menos que você tenha evidências suficientes que possam ser qualificadas como conhecimento. [3]

Teísmo agnóstico

Também existe o teísmo agnóstico, que mantém a crença em deus, mas reconhece a incerteza quanto às características desse deus. Alguns agnósticos teístas também são deístas, acreditando que Deus criou o universo, mas é irrelevante para o funcionamento dele (essencialmente, eles afirmam que podemos ou não saber se Deus existe, mas não importa de qualquer maneira por causa do papel de Deus para desempenhar, ou falta em assuntos universais). Agnósticos crentes muitas vezes se identificam como fideístas, um termo cunhado por Martin Gardner (ele mesmo um deísta) para pessoas que optam por acreditar em Deus porque isso as conforta e não por razões intelectuais.

O teísta agnóstico pode também ou alternativamente ser agnóstico em relação às propriedades do deus ou deuses em que acredita.

Agnóstico total

Agnosticismo total é quando "agnóstico" é a posição teológica primária de uma pessoa, em oposição a ser apenas um adjetivo para a posição teológica de alguém. É a posição filosófica que ambas as posições teísta e ateísta são pontos de vista igualmente válidos. Alguns compararam com humor o agnosticismo total à pansexualidade.

Essa variedade de agnosticismo é uma forma de pluralismo.

Agnosticismo fraco e forte

Como quase todas as outras definições filosóficas já inventadas, o agnosticismo também foi dividido nas chamadas posições "fracas" e "fortes".

Agnosticismo forte

Com vários títulos, incluindo "forte", "difícil", "fechado" e "permanente", o agnosticismo forte afirma que não há como responder à pergunta "Deus existe?" e além disso, nunca haverá. Isso está enraizado no fato de que um ser onipotente, se existisse, não seria subserviente aos princípios da lógica e, portanto, que confirmar a existência ou inexistência de Deus é fundamentalmente impossível, independentemente dos métodos usados.

Agnosticismo fraco

O agnosticismo forte também conhecido como "permanente" deve ser uma pista sobre o que é a forma fraca; isto é, em princípio, a questão da existência de Deus pode ser resolvida e podem ser buscadas evidências. Embora isso não seja sinônimo de a existência de Deus ser definitivamente cognoscível, isso deixa uma mente aberta quanto à possibilidade de descobrirmos. Isso é quase como ser agnóstico sobre ser agnóstico.

Links externos

Referências

  1. "The Lord and the Intellectuals"Harper's, July 1982
  2. Agnosticism: A Symposium
  3. Agnosticism and Christianity
Advertisement