Naturalismo Wiki
Advertisement

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui.

Uma das principais razões subjacentes e muitas vezes esquecidas da crença é que ela faz as pessoas se sentirem bem. Independentemente de qualquer número de argumentos apologéticos que um teísta possa usar, quando pressionados em um argumento, suas reais razões de crença geralmente se resumem a uma questão de experiência e / ou revelação pessoal. Uma das principais experiências pessoais dadas pelos teístas é que a crença em um deus faz com que se sintam bem. Muitas vezes, essa "ultima cartada" é apresentada de maneira indignada, com a implicação de que, desde que os faça felizes, que direito você tem para questioná-lo? Um exemplo típico de um apelo emocional é:

"Se a ressurreição de Jesus nunca aconteceu, o Cristianismo está errado e não teremos a vida eterna, portanto nossa vida não tem sentido".

Apelos emocionais também podem ser usados para argumentar contra a existência de Deus.

Formato do argumento

Devido às flagrantes falhas lógicas desse argumento, quase não parece valer a pena ser escrito como silogismo, mas por uma questão de uniformidade.

p1. Sentir-se bem é melhor do que sentir-se mal.

p2. A crença em Deus me faz sentir bem.

c1 O deus ipso facto é real.

Contra-argumentos

Non sequitur

O principal problema lógico desse argumento é uma falácia non sequitur. Não há como tirar isso, me faz sentir bem, deve ser verdade.

A forma específica de non sequitur é chamada de apelo à emoção. É interessante notar, no entanto, que esse apelo é ligeiramente revertido do uso típico, pois o teísta está usando suas próprias emoções para justificar suas próprias crenças, em vez de tentar distorcer as emoções do não-crente para mudar suas crenças.

Implicações morais

Talvez ainda maiores que a falácia lógica sejam as implicações morais desse argumento.

"É moralmente tão ruim não se importar se uma coisa é verdadeira ou não, desde que isso faça você se sentir bem, pois não se importa como você conseguiu seu dinheiro desde que o tenha". - Edwin Way Teale, Circle of the Seasons, c.1953

Um exemplo disso seria que a heroína faz as pessoas se sentirem bem. Isso não significa que seja boa, no entanto. Existem muitos efeitos colaterais diretos e implicações de terceiros no uso de heroína. Da mesma forma, apenas porque a crença em um deus faz você se sentir bem, não significa que seja bom. A verdadeira questão é: Os benefícios do bom sentimento acabam com os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais diretos dessa crença podem incluir:

  • Tempo injustificado e compromissos monetários.
  • Um dissonante cognitivo se inclina a aceitar com credibilidade outras coisas que também não são reais.
  • Aceitar alguns inquilinos e dogmas da religião que faz você se sentir bem, como a demonização de homossexuais, pode ter a ação inversa direta de fazer com que outras pessoas se sintam mal.

Algumas implicações indiretas de terceiros ou grupos dessa crença podem incluir

  • Degradação do ensino de ciências. Particularmente no campo da biologia.
  • Resistência injustificada a certos avanços médicos, como pesquisas com células-tronco.

Link

Advertisement