Naturalismo Wiki
Advertisement

Direitos Reservados ao RationalWiki, Link original aqui

Se você quiser, pode dizer que as leis [da física] são obra de Deus, mas isso é mais uma definição de Deus do que uma prova de sua existência.

—Stephen Hawking, Brief Answers to Big Questions [1]

Deísmo é a crença de que Deus criou o universo, mas deixou todo o resto por sua própria conta.

Algumas visões diferem em detalhes. Muitos deístas acreditam que o Big Bang foi iniciado por um deus (de sua escolha), e que tudo o que aconteceu desde então é consequência de leis científicas "criadas" ao mesmo tempo. Em outros casos, o deísmo implica que o dito Deus colocou em movimento todos os eventos necessários para tornar a vida na Terra inevitável - e, portanto, ainda é responsável. Eles podem ou não acreditar em uma vida após a morte. As crenças deístas tendem a diferir da religião normal pelo fato de que o deus criador não é digno de adoração ou a adoração é completamente desnecessária. Isso dá ao deísmo uma sobreposição maior com o ateísmo e o pensamento livre em comparação com a religião.

A ascensão do Deísmo

O deísmo surgiu e atingiu o seu ápice durante a mudança filosófica do Iluminismo. À medida que o conhecimento científico aumentou, um clima de maior liberdade religiosa se desenvolveu na Europa e as inconsistências na Bíblia foram discutidas com mais liberdade. Um resultado desse processo foi uma crença crescente de que o universo seguia princípios naturalistas e a intervenção ativa de Deus (e, por extensão, práxis religiosas tradicionais como oração, sacerdotes e escritura) não era necessária.

A idade da razão

O texto clássico para o deísmo é provavelmente a obra de Thomas Paine The Age of Reason, onde ele afirma:

Eu acredito em um Deus, e nada mais; e espero felicidade além desta vida.

Eu acredito na igualdade do homem; e creio que os deveres religiosos consistem em fazer justiça, amar a misericórdia e empenhar-se em tornar felizes nossos semelhantes.

Mas, para que não se pense que acredito em muitas outras coisas além dessas, devo, no andamento desta obra, declarar as coisas em que não acredito e minhas razões para não acreditar nelas.

Não acredito no credo professado pela Igreja Judaica, pela Igreja Romana, pela Igreja Grega, pela Igreja Turca, pela Igreja Protestante, nem por nenhuma igreja que eu conheça. Minha própria mente é minha própria igreja.

Todas as instituições nacionais de igrejas, sejam judaicas, cristãs ou turcas, parecem-me nada mais do que invenções humanas, estabelecidas para aterrorizar e escravizar a humanidade e monopolizar o poder e o lucro.

Não pretendo com esta declaração condenar aqueles que acreditam o contrário; eles têm o mesmo direito às suas crenças que eu tenho às minhas. Mas é necessário para a felicidade do homem que ele seja mentalmente fiel a si mesmo. A infidelidade não consiste em acreditar nem em descrer; consiste em professar acreditar no que não acredita. [2]

Crenças deístas

Uma analogia frequentemente usada para o Deus deísta é o relojoeiro - o relojoeiro monta as peças e dá corda ao mecanismo, mas então apenas deixa o relógio funcionar sem interferir nele.

Então, por que os deístas acreditam em um deus? Em parte porque foram criados em um ambiente cristão; em parte porque pensavam em deus como um foco natural e diretor de um universo ordenado e aparentemente racional. Um argumento da causa primeira parecia, portanto, mais plausível do que à luz da ciência moderna, que agora descreve um universo que é mais aleatório e imprevisível do que o deísmo clássico poderia ter suspeitado.

Diferenças entre deísmo e Cristianismo

O Deus deísta é bastante diferente do Deus das religiões abraâmicas tradicionais - não tem personalidade conhecida, por exemplo, e não se comunica com os humanos - e os deístas tendem a ver Deus como um princípio lógico abstrato, em vez de um ser antropomórfico com necessidades e desejos. e um desejo ardente de controlar o que fazemos sem as calças.

Em vez de acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus, os deístas geralmente veem o Antigo Testamento como (na melhor das hipóteses) um romance histórico com adornos sobrenaturais adicionais, e o Novo Testamento como uma lengalenga religiosa direta. Eles veem Jesus e Paulo como filósofos, sem nenhuma armadilha especial de um Todo-Poderoso.

Ao contrário dos membros das principais religiões reveladas, muitos deístas não adoram a Deus, pois não veem nenhuma evidência de que Deus (seja qual for a forma que assuma) deseja ser adorado. Os deístas que ainda desejam desfrutar das armadilhas dos serviços religiosos frequentemente frequentam congregações unitárias-universalistas, onde a falta de fé na Bíblia geralmente não é estigmatizada.

Deísmo vs. Panteísmo

Richard Dawkins descreveu a diferença entre esses dois sistemas de pensamento em seus livros. Deísmo, sugeriu ele, é um teísmo despojado, enquanto o panteísmo é um ateísmo fantasiado. Talvez a principal diferença entre eles seja que os deístas acreditam em uma divindade real, mas não falam muito sobre ela, enquanto os panteístas falam sobre Deus o tempo todo, mas não se referem a uma divindade quando o fazem.

Diferenças entre deísmo e ateísmo

O deísmo possui muito mais terreno comum com o ateísmo do que com as religiões abraâmicas. Ambos sustentam que a Bíblia e outras obras religiosas foram escritas principalmente como obras políticas humanas, em vez de serem a palavra sagrada de qualquer deus. Ambas as posições acreditam em explicações naturalísticas para quase todos os fenômenos ao seu redor, em vez de tentar usar "Deus fez isso" para explicar tudo.

Na verdade, a única diferença real está em sua explicação para as origens do tempo e do espaço. Os deístas afirmam que um deus criou o universo e suas regras, mas não fez (e não faz) mais nada. O ateísmo simplesmente dá um passo adiante ao negar qualquer existência e, portanto, o envolvimento de qualquer deus, nos primórdios do universo ou de outra forma; dessa forma, os deístas podem ser considerados ateus na praticidade cotidiana.

Deístas e deísmo famosos hoje

Deístas bem conhecidos ao longo da história incluem Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Benjamin Franklin, Thomas Paine e, durante grande parte de sua vida adulta, Thomas Jefferson. O fato de vários Pais Fundadores serem deístas continua sendo uma das réplicas mais comuns aos que defendem os Estados Unidos como nação cristã.

Anthony Flew repudiou o ateísmo e se tornou um deísta aos 81 anos.

O deísmo declinou gradualmente devido em parte à publicação de A Origem das Espécies de Darwin, que finalmente deu uma explicação completa para a diversidade da vida, e porque sempre foi (e continua até hoje) muito mais uma filosofia pessoal do que um movimento religioso organizado.

O deísmo ainda existe, mas de uma forma distinta do deísmo "clássico" do Iluminismo, que era filosoficamente mais próximo do ateísmo atual.

Deísmo cerimonial

O termo "deísmo cerimonial" se originou em um discurso de Eugene Rostow em 1962, reitor da Escola de Direito de Yale. Ele o usou em referência a exceções feitas na Cláusula de Estabelecimento da Constituição dos Estados Unidos para "discurso religioso patrocinado pelo governo que era 'tão convencional e incontroverso a ponto de ser constitucional'". [3] Na época de seu discurso, o as principais exceções foram o acréscimo de "One Nation Under God" ("Uma nação sobre Deus") ao The Pledge of Allegiance em 1954, e a criação de "In God We Trust" ("Em Deus confiamos") como lema nacional em 1956, ambos durante o auge das Red Scares [3]. Muitos dominionistas convenientemente esquecem que estes são fenômenos recentes e, em vez disso, gostam de pensar que os EUA foram fundados como uma nação cristã.

Em 1984, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que um "presépio patrocinado pelo governo que também incluía renas e bengalas de doces era constitucional". [3] Esta foi a primeira vez que a Suprema Corte usou o termo "deísmo cerimonial" em uma decisão.

Eu sugeriria que práticas como a designação de "In God We Trust" como nosso lema nacional, ou as referências a Deus contidas no Juramento de Fidelidade à bandeira podem ser melhor entendidas, na frase apropriada de Dean Rostow, como um formam um "deísmo cerimonial", [Nota de rodapé 2/24] protegido do escrutínio da Cláusula de Estabelecimento principalmente porque eles perderam através da repetição mecânica qualquer conteúdo religioso significativo. Ver Marsh v. Chambers, 463 U.S. em 463 U. S. 818 (BRENNAN, J., dissenting).

—Lynch v. Donnelly 465 U.S. 668 (1984) [4]

É revelador que esse tipo de argumento seja feito com bastante frequência por indivíduos que por acaso são cristãos, e muito raramente por alguém que não o seja... quase como se fosse uma tentativa transparente de deslizar referências ao deus popular localmente após a Primeira Emenda.

Desde a decisão da Suprema Corte, os cristãos têm tentado deísmo cerimonial em tudo, desde o Dia Nacional de Oração até a ereção dos Dez Mandamentos pelo juiz Roy Moore em um tribunal. O problema com isso é que é uma faca de dois gumes: sujeita os não-cristãos a ver armadilhas patrocinadas por cristãos em todos os escritórios do governo, enquanto ao mesmo tempo dilui o simbolismo do cristianismo à falta de sentido, carente de "qualquer conteúdo religioso significativo".

A professora de Direito Martha C. Nussbaum escreveu em 2008 que 'Deísmo cerimonial' é um nome estranho para uma afirmação ritual que um deísta relutaria em endossar, uma vez que os deístas pensam em Deus como um princípio causal racional, mas não como um juiz pessoal e pai. [5]

Deísmo secular

Recentemente, houve um movimento em direção ao que poderia ser rotulado como deísmo secular. Em 2020, Shahin Soltanian publicou um livro intitulado The Kashfence Philosophy (Discovering through Rational and Scientific Analysis). Nele, ele introduz uma ideia filosófica que pode ser categorizada como uma visão de mundo filosófica deísta. Enquanto ele defende a existência de um deus e criador ilimitado, ele rejeita todas as reivindicações de revelações e profetas de Deus. Soltanian então introduz a Filosofia Kashfence acrescentando que a base para as leis e práticas de alguém que adere à visão filosófica Kashfence deve ser racional, científica e secular em sua natureza. Ele descreve o modelo ético Kashfence da seguinte maneira:

... as leis e práticas de uma comunidade que vive pela doutrina filosófica Kashfenci são decididas por meio de análises científicas e racionais seculares, evitando superstições e estão sujeitas a evoluir e mudar. [6]

Soltanian então introduz dois dias de celebração baseados em ideais seculares ao invés de significado religioso. Ele escreve:

A fim de aderir ao caráter secular da doutrina filosófica Kashfenci, foram estabelecidos dois dias de celebração para celebrar e comemorar o que pode ser universalmente aceito como fundamental para a felicidade e uma vida moral. Consequentemente, a doutrina filosófica de Kashfence tem dois dias de celebração durante o ano. Uma delas é no dia 1º de maio, conhecido como Dia das Boas Ações, em que um Kashfenci faz uma boa ação geralmente por outra pessoa. O segundo é em 1º de novembro, conhecido como Dia da Família e dos Amigos, destinado a ser um dia que você passa com sua família e / ou amigos. [6]

Links externos

Referências

Advertisement