Naturalismo Wiki
Advertisement

Direitos Reservados ao RationalWiki, Link original aqui.

Ao observar a negação da ciência em ação, você verá o mesmo tipo de argumento sendo usado continuamente, quase sempre na mesma ordem. Aqui está um guia prático para recortar e guardar, com exemplos da:

  1. indústria do tabaco,
  2. criacionistas e
  3. negadores das mudanças climáticas.

Negação de evidências bem estabelecidas

A seguir estão citações de negacionistas sobre a suposta falta de evidência científica.

Porta-vozes da indústria do tabaco

Clarence C. Little: É meu propósito apresentar algumas das razões pelas quais todos esses dados (que são no momento baseados em observações bastante superficiais e indiretas) não conseguem convencer outros cientistas e médicos de que uma relação de causa e efeito entre o tabaco uso e carcinoma broncogênico foi estabelecido.

Isso não significa que certos estudos existentes não tenham produzido resultados sugestivos. Ele simplesmente propõe que os problemas levantados por tais estudos ainda não foram resolvidos e que muito mais pesquisas em profundidade são necessárias antes que respostas definitivas estejam disponíveis. [1]

DI/Movimento criacionista

Michael Behe: Em pequena escala, a teoria de Darwin triunfou; agora é tão controverso quanto a afirmação de um atleta de que ele ou ela poderia pular uma vala de mais de um metro. Mas é no nível da macroevolução - de grandes saltos - que a teoria evoca ceticismo. Muitas pessoas seguiram Darwin ao propor que grandes mudanças podem ser divididas em pequenos passos plausíveis em grandes períodos de tempo. Evidências persuasivas para apoiar essa posição, entretanto, não estão disponíveis. [2]

Negacionistas do aquecimento global

Os limites propostos para os gases de efeito estufa prejudicariam o meio ambiente, impediriam o avanço da ciência e da tecnologia e prejudicariam a saúde e o bem-estar da humanidade. Não há nenhuma evidência científica convincente de que a liberação humana de dióxido de carbono, metano ou outros gases de efeito estufa está causando ou irá, em um futuro previsível, um aquecimento catastrófico da atmosfera da Terra e perturbação do clima da Terra. [3]

Listando questões legítimas de pesquisa para lançar dúvidas sobre uma teoria científica

Os negacionistas apontarão questões de pesquisa legítimas para gerar dúvidas na teoria geral.

Documento da Indústria do Tabaco

"a. Por que os ratos não mostram tendência a desenvolver câncer de pulmão em experimentos em que vivem metade de suas vidas em câmaras cheias de fumaça?

b. Por que, em alguns experimentos, os ratos mostram tendência a desenvolver câncer de pele, quando pintados durante um período com alcatrão de tabaco - enquanto os esforços para produzir câncer de pulmão em ratos, mantendo-os imersos na fumaça do tabaco, falharam?

c. Por que o aumento do câncer de pulmão foi mais acentuado entre os homens, embora o maior aumento no uso de cigarros nos últimos anos pareça ter sido entre as mulheres?

d. Por que a taxa de câncer de pulmão varia tanto entre certas cidades, embora a taxa per capita de consumo de cigarro nessas cidades seja aproximadamente a mesma?

e. Qual é a correlação, se houver, entre o câncer de pulmão e certas mudanças na vida americana - como o aumento constante da industrialização, o aumento da urbanização e o aumento do problema da poluição atmosférica em muitos centros urbanos?

f. Por que o câncer de pulmão está aumentando, ao passo que esse aumento não aparece em doenças semelhantes da língua, lábios ou garganta?

g. A incidência de câncer de pulmão é menor nas áreas rurais do que nas áreas urbanas e, em caso afirmativo, qual é o consumo per capita de cigarros nessas respectivas áreas?

h. A incidência de câncer de pulmão é maior em climas frios do que em climas amenos e no sul e, em caso afirmativo, qual é o consumo per capita de cigarros nas respectivas áreas onde esse diferencial aparentemente ocorre? " [4] [5]

DI/Movimento criacionista

Cada capítulo de 3 a 7 de A Caixa Preta de Darwin é dedicado a uma questão de pesquisa aberta na evolução, que inclui a evolução do flagelo, a cascata de coagulação do sangue, o transporte vesicular e a biossíntese de AMP. [2] Veja sobre Deus das lacunas. [6]

Negacionistas do aquecimento global

Por que Marte também está aquecendo se o aquecimento global é causado por humanos? [7]

Movimentos negacionistas como projetos de relações públicas

A seguir estão citações que analisam cada grupo do ponto de vista das relações públicas, citando os próprios negadores.

Indústria do tabaco T.V. Hartnett, presidente da Brown & Williamson, resumiu o problema [para a indústria do tabaco] em um memorando interno após a reunião inicial. "Cuidado excessivo", advertiu ele, "deve ser usado neste momento nos métodos que usamos para neutralizar essas afirmações ... O problema é desafiar essas descobertas de forma ética e eficaz, sem rancor - para ganhar amigos em vez de criar inimigos." Harnett passou a delinear duas abordagens que dominariam a estratégia da indústria:

A pesquisa do câncer, embora certamente receba todo o nosso apoio, pode ser apenas metade da resposta. O outro lado da moeda são as relações públicas ... [que] são basicamente uma ferramenta de venda e a venda mais astuta pode ser necessária para tirar a indústria desse buraco. Não é exagero que nenhum especialista em relações públicas jamais tenha sido entregue a um problema tão real e tão delicado de vários milhões de dólares. Finalmente, um dos obstáculos mais difíceis que deve ser antecipado é como lidar com resultados de pesquisa significativamente negativos, se, como e quando eles se desenvolverem. [8] [9]

Movimento do DI

Os movimentos de design inteligente discutiram relações públicas na Estratégia da Cunha, como na lista abaixo:

Fase II. Publicidade e formação de opinião

  • Publicidade de livro
  • Conferências de formadores de opinião
  • Seminários de apologética
  • Programa de Formação de Professores
  • Opiniões editoriais favoráveis
  • Co-produção na PBS (ou outra TV)
  • Materiais de publicidade / publicações
Negacionistas do aquecimento global (neste caso, o American Petroleum Institute)

[Steven] Milloy foi membro fundador de uma equipe formada pelo American Petroleum Institute (API) para criar o "Plano de Ação de Comunicação da Ciência do Clima Global" de 1998. O API [American Petroleum Institute] não escondeu a intenção de criar seu plano para o público. O documento afirma claramente que seu objetivo é convencer o público, por meio da mídia, de que a ciência do clima está inundada de incertezas. Apesar de os próprios cientistas da indústria terem dito já em 1995 que a ciência das mudanças climáticas era inegável. A API estabeleceu uma estratégia inteira voltada para a dúvida, nas palavras do memorando abaixo, "sabedoria convencional". O documento da API começa com uma declaração de missão (as adições entre parênteses aparecem no original):

A vitória será alcançada quando

  • Os cidadãos comuns "entenderem" (reconhecerem) as incertezas na ciência do clima; o reconhecimento das incertezas torna-se parte da sabedoria convencional.
  • A mídia "entender" (reconhecer) as incertezas na ciência do clima.
  • A cobertura da mídia refletir o equilíbrio na ciência do clima e o reconhecimento da validade dos pontos de vista que desafiam a atual "sabedoria convencional"
  • A liderança sênior da indústria entende as incertezas na ciência do clima, tornando-os embaixadores mais fortes para aqueles que moldam as políticas climáticas.
  • Aqueles que promovem o tratado de Kyoto com base na ciência existente parecem não estar em contato com a realidade. [10]

Petições de apoiadores, talvez até cientistas

A seguir estão as declarações das petições de movimentos negacionistas. As petições são uma forma comum de tornar um movimento negador mais popular e funcionam como um argumentum ad populum para sua validade.

Petição da indústria do tabaco

Ninguém assinará petições que sejam pró-indústria do tabaco. [Notas 1]

Petições criacionistas/ do DI

Somos céticos em relação às afirmações sobre a capacidade da mutação aleatória e da seleção natural de explicar a complexidade da vida. O exame cuidadoso das evidências da teoria darwiniana deve ser incentivado. [11]

Negacionistas do aquecimento global

Não há nenhuma evidência científica convincente de que a liberação humana de dióxido de carbono, metano ou outros gases de efeito estufa está causando ou irá, em um futuro previsível, um aquecimento catastrófico da atmosfera terrestre e perturbação do clima da Terra. [12]

Sobre "controvérsias manufaturadas"

A seguir estão as declarações de observadores sobre as "controvérsias" que cada grupo de negacionistas afirma existir, quando, na verdade, não há nenhuma nas comunidades científicas.

Sobre a indústria do tabaco

A estratégia da indústria não exige vencer os debates que fabrica. É o suficiente para fomentar e perpetuar a ilusão de controvérsia para turvar as águas em torno das descobertas científicas que ameaçam a indústria. [13]

Movimento criacionista / do DI

Além disso, os patrocinadores do DI têm procurado evitar o escrutínio científico que agora determinamos que não pode resistir, defendendo que a controvérsia, mas não o DI em si, deve ser ensinada nas aulas de ciências. Essa tática é, na melhor das hipóteses, hipócrita e, na pior, uma mentira. [14]

Negacionistas do aquecimento global

O especialista em linguagem Frank Luntz admitiu isso em seu agora infame memorando de pontos de discussão sobre o meio ambiente, vazado para o público em 2002, onde ele confessou que a janela para alegar polêmica sobre o aquecimento global estava se fechando, mas mesmo assim pediu aos líderes conservadores do Congresso e do Executivo “ continuar a fazer da falta de certeza científica uma questão primária no debate.” [15]

Minimizar dados estatísticos

Negacionistas frequentemente minimizam a relevância dos dados estatísticos, como indicam as citações a seguir.

Porta-vozes da indústria do tabaco

Clarence C. Little: São os dados estatísticos que compõem a maior parte do material sobre o qual repousam as alegações dogmáticas de "prova" de uma relação de causa e efeito entre tabagismo e câncer de pulmão.

Os defensores da hipótese da culpa do tabaco dizem: “Veja o grande número de estudos epidemiológicos, todos mostrando uma associação estatística entre o tabagismo e o desenvolvimento de câncer de pulmão em alguns indivíduos. Isso não é prova de causalidade? ”

Quantidade nesta área estatística não é prova ou corroboração. Na verdade, seria de se esperar que todos os estudos estatísticos estabelecidos de forma semelhante mostrassem uma associação estatística se um deles o fizesse - mas tal associação não é prova de causalidade de forma alguma.

A maioria dos estatísticos, reconhecendo a natureza secundária e indireta da evidência epidemiológica baseada em atestados de óbito, concorda que tal evidência por si só não pode ser considerada final ou conclusiva para estabelecer a causa. Pode ser, e neste caso é, sugestivo e desafiador. Ele exige e está recebendo a devida consideração por aqueles que exigem evidências adicionais e mais diretas a favor ou contra a teoria da culpa pelo tabaco. [1]

Movimento criacionista / do DI

A teoria da informação de Shannon [que pode ser aplicada à evolução] é adequada para uma compreensão do aspecto estatístico da informação. Essa teoria permite dar uma descrição quantitativa das características das línguas que se baseiam intrinsecamente em frequências. No entanto, se uma cadeia de símbolos tem um significado, não é levado em consideração. [16]

Negacionistas do aquecimento global

Phil Jones disse que nos últimos 15 anos não houve aquecimento "estatisticamente significativo". As admissões serão tomadas pelos céticos como novas evidências de que existem sérias falhas no cerne da ciência da mudança climática e da ortodoxia de que os recentes aumentos de temperatura são em grande parte causados pelo homem. [17]

Suposta conspiração contra pesquisas negacionistas ou "corretas"

Os negacionistas alegarão que há uma conspiração na ciência que eles negam.

Site anti-antitabagismo

A campanha antitabagismo em andamento não é sobre saúde pública, abuso de drogas ou tabagismo entre adolescentes. O que importa é dinheiro, controle e jurisdição. [18]

Movimento criacionista / do DI

O design inteligente estava sendo suprimido de forma sistemática e implacável. (Ben Stein, Expelled: No Intelligence Allowed) [19]

Negacionistas do aquecimento global

Eu adicionei algumas das atualizações mais surpreendentes abaixo - e-mails sugerindo conspiração, conluio em dados exagerados de aquecimento, destruição possivelmente ilegal de informações embaraçosas, resistência organizada à divulgação, manipulação de dados, admissões privadas de falhas em suas reivindicações públicas e muito mais Mais. Se for o que parece agora, nunca mais a “revisão por pares” será usada para derrubar os céticos. (Andrew Bolt em sua "exposição" do Climategate) [20]

Uso de especialistas falsos

Os negadores citarão um "especialista" que, na verdade, pode não ter nenhuma credencial na área, muitas vezes enquanto mancha especialistas legítimos.

Indústria do tabaco

"[Especialistas falsos] têm sido usados extensivamente pela indústria do tabaco desde 1974, quando um executivo sênior da RJ Reynolds desenvolveu um sistema para classificar os cientistas que trabalham com tabaco em relação ao grau de apoio à posição da indústria. A indústria adotou Esse conceito foi entusiasticamente na década de 1980, quando um executivo sênior da Philip Morris desenvolveu uma estratégia para recrutar tais cientistas (referindo-se a eles como "Whitecoats" ["Casacos brancos"]) para ajudar a neutralizar as evidências crescentes sobre os efeitos nocivos do fumo passivo. Essa atividade foi amplamente realizada por meio de organizações de fachada cujas ligações com a indústria do tabaco foram ocultadas, mas sob a direção de escritórios de advocacia que agiam em nome da indústria do tabaco.10 Em alguns países, como a Alemanha, a indústria criou redes complexas e influentes, permitindo atrasar a implementação das políticas de controle do tabagismo por muitos anos.11 " [21]

Movimento criacionista / do DI

Veja sobre o Discovery institute

Negacionistas do aquecimento global

“Em 1998, o American Petroleum Institute desenvolveu um Plano Global de Comunicação da Ciência do Clima, envolvendo o recrutamento de 'cientistas que compartilham as visões da indústria da ciência do clima [que podem] ajudar a convencer jornalistas, políticos e o público de que o risco do aquecimento global é demais incerto para justificar os controles de gases de efeito estufa'.12 " [21]

Padrões impossíveis para pesquisa

Os negacionistas vão exigir uma quantidade irracional de evidências, quando na verdade as evidências disponíveis são mais do que suficientes.

Uma questão central para a avaliação do ceticismo é 'qual evidência seria convincente?' Um sinal de que a dúvida de mente aberta se tornou intratável é a resposta: 'Não posso dizer.' [22]

Indústria do Tabaco

Clarence C. Little, porta-voz da indústria do tabaco: "Esperar, como o Dr. Wynder [um epidemiologista do tabaco] e alguns outros fazem, que aqueles que ainda não estão convencidos [de que há casos de câncer de pulmão] devem declarar as evidências exatas e específicas de que" convencê-los de que está sendo completamente irrealista. Se alguém pudesse definir tais evidências específicas, o problema já estaria resolvido." [1]

Movimento criacionista / do DI

No julgamento Kitzmiller, foi perguntado ao Michael Behe:

"P. E estou correto quando perguntei a você, você precisaria ver uma descrição passo a passo de como o sistema imunológico, o sistema imunológico dos vertebrados se desenvolveu?

A [Behe]. Não precisaria apenas de uma análise passo a passo de mutação por mutação, mas também gostaria de ver informações relevantes, como qual é o tamanho da população do organismo no qual essas mutações estão ocorrendo, qual é o valor seletivo para a mutação , existem quaisquer efeitos prejudiciais da mutação e muitas outras questões semelhantes. " [23]

Negacionistas do aquecimento global

Freeman Dyson: "Eu estudei seus modelos climáticos e sei o que eles podem fazer. Os modelos resolvem as equações da dinâmica dos fluidos e fazem um ótimo trabalho ao descrever os movimentos dos fluidos da atmosfera e dos oceanos. Eles fazem um péssimo trabalho de descrevendo as nuvens, a poeira, a química e a biologia de campos, fazendas e florestas. Eles não começam a descrever o mundo real em que vivemos. ... Eles estão cheios de fatores fudge que se ajustam ao clima existente, portanto, os modelos concordam mais ou menos com os dados observados. Mas não há razão para acreditar que os mesmos fatores de correção dariam o comportamento correto em um mundo com química diferente, por exemplo, em um mundo com aumento de CO2 na atmosfera. " [24]

Dados 'Cherry picking' e 'Quote minings'

Os negacionistas normalmente selecionam apenas estudos ou dados que favorecem seu ponto de vista e ignoram os outros. Ou eles podem selecionar citações enganosas quando citadas fora do contexto.

Indústria do Tabaco

A indústria do tabaco notoriamente degradou os estudos estatísticos e com animais como irrelevantes para a ligação fumo-câncer de pulmão. [1]

Movimento de DI / Criacionista

Os criacionistas são notórios por fazer Quote minings. [25]

Negacionistas do aquecimento global

Os negadores do aquecimento global são conhecidos por observar as tendências de resfriamento de curto prazo. [26]

Notas

  1. Embora, se a petição for cuidadosamente disfarçada, assinaturas suficientes podem ser reunidas para uma medida eleitoral.

[27] [28]

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Little, Clarence C. "Some Phases of the Problem of Smoking and Lung CancerNew England Journal of Medicine 1964 (264), 1241-1245.
  2. 2,0 2,1 Behe, Michael J. Darwin's Black Box 10th anniversary ed. Simon and Shuster: New York, 2006, p. 15.
  3. Como citado em Lane, Allen (2006-08-19). "The denial industry". The Guardian
  4. Hill and Knowlton, "Preliminary Recommendations for Cigarette Manufacturers,"December 24, 1953, Exhibit 3, p. 5. (Continues on to p. 6)
  5. Referência sugerida por Oreskes, Naomi, and Erik M. Conway. Merchants of Doubt: How a Handful of Scientists Obscured the Truth of Issues from Tobacco Smoke to Global Warming. New York: Bloomsbury, 2010; p. 18.
  6. Para uma discussão sobre este ponto, veja Dawkins, Richard. "Why There Almost Certainly is No God." Excerpt from The God Delusion. The Portable Atheist. Philadelphia: Da Capo, 2007; pp 297-304.
  7. http://news.nationalgeographic.com/news/2007/02/070228-mars-warming_2.html
  8. Brandt, Allan M. The Cigarette Century, the Rise, Fall and Deadly Persistence of the Product that Defined America. Paperback ed.; Basic: New York, 2009; p 165.
  9. Brandt references Timothy V. Hartnett, "Memorandum from T.V. Harnett," December 15, 1953, Bates No. 1005039779/9783: http://legacy.library.ucsf.edu/tid/gvp34e00
  10. Hoggan, James, and Richard Littlemore. Climate Cover-up, the Crusade to Deny Global Warming. Greystone:Vancouver, 2009; pp 42-43.
  11. Missouri 60 Cent Cigarette Tax, Constitutional Amendment 3 (2016)
  12. Editorial On Amendment 3: Great purpose, bad weapon by Henry J. Waters III (Sunday, October 16, 2016) Missouri Cures Education Foundation.
  13. http://www.dissentfromdarwin.org/
  14. http://www.petitionproject.org/
  15. Saloojee, Yussuf and Elif Dagli. "Tobacco industry tactics for resisting public policy on health" Bull. World Health Organ. 78(7): Genebra, July 2000.
  16. http://www.nationalacademies.org/evolution/Excerpts.html
  17. Ceccarelli, Leah "Manufactroversy, The Art of Creating Controversy Where None ExistedScience Progress Spring/Summer 2008: 82-84
  18. http://creation.com/information-science-and-biology
  19. Phil Jones and the meaning of 'statistically significant warming', Skeptical Science
  20. http://www.smokingaloud.com/
  21. 21,0 21,1 Diethelm, Pascal; McKee, Martin. "Denialism: what is it and how should scientists respond?European Journal of Public Health 2009(19): 2-4.
  22. Allan Brandt, The Cigarette Century, the Rise, Fall and Deadly Persistence of the Product that Defined America
  23. "Kitzmiller v. Dover Area School District Trial transcript: Day 12 (October 19), PM Session, Part 1." Talkorigins. Accessed December 3, 2011
  24. http://www.canada.com/nationalpost/news/story.html?id=985641c9-8594-43c2-802d-947d65555e8e
  25. http://www.talkorigins.org/faqs/quotes/mine/part2.html
  26. Veja, por exemplo: http://amanwithaphd.wordpress.com/2011/02/13/cherrypicking-%E2%80%93-another-denialist-tool/
  27. Expelled: No Intelligence Allowed. As quoted on Expelled Exposed. Accessed 15 August 2010
  28. Bolt, Andrew. "Climategate: Warmist conspiracy exposed?" heraldsun.co.au 20 Nov 2009. Accessed 15 Aug 2010
Advertisement