Naturalismo Wiki
Advertisement

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui.

Muitas pessoas pensam erroneamente que Adolf Hitler era anti-religioso ou ateu. Na verdade, isso não é verdade. Hitler se via fazendo a obra de Deus, foi inspirado por Martinho Lutero (o pai da reforma protestante) e estava em contato constante com a Igreja Católica.

Apologética

Os apologistas fazem as seguintes afirmações sobre Hitler:

  1. Hitler era ateu
  2. Hitler era secretamente ateu em particular.
  3. Hitler mostra que o secularismo e o ateísmo são perigosos
  4. Hitler perseguiu cristãos
  5. Hitler foi inspirado por Darwin

Contra-apologética

"Hitler era ateu"

Hitler, aparentemente, não era ateu. Hitler disse em seu famoso livro, Mein Kampf, que estava fazendo a obra de Deus:

"Estou convencido de que estou agindo como o agente de nosso Criador. Lutando contra os judeus. Estou fazendo a obra do Senhor."

E em 1938, Hitler declarou: "Agora sou como antes um católico e sempre serei assim". Além disso, a fivela do cinto nazista tinha Gott Mit Uns "Deus conosco" gravada nela. Dizer que a Alemanha nazista era secular é factualmente incorreto. (Nota: "Gott Mit Uns" também estava nas fivelas de cinto dos soldados alemães sob o Kaiser na Primeira Guerra Mundial) Hitler também tirou muito de sua inspiração e ódio anti-semita das obras do reformador protestante Martinho Lutero. Por exemplo, em quase todos os discursos ou textos que Hitler manchou o povo judeu, ele fazia referência direta às "mentiras deles". No entanto, em toda a carreira de Hitler, ele nunca enumerou o que eram as mentiras judaicas. Isso ocorre porque as "mentiras" em questão faziam parte da linguagem idiomática germânica contemporânea.

Ou seja, quando Hitler falava com alemães cristãos, ele podia ter certeza de que eles estariam muito familiarizados com as "mentiras judaicas", já que foram popularizadas pelo mais renomado autor alemão de todos os tempos, Martinho Lutero.

Martinho Lutero inspirou o nazismo

Em sua obra de destaque, Dos Judeus e suas Mentiras, Martinho Lutero deixou claro que as mentiras eram a negação judaica de Jesus como o Messias. Como punição pelas mentiras, Martinho Lutero definiu um programa de tratamento para os "judeus" que Hitler seguiu especificamente. Os sete pontos que Lutero expôs foram.

  1. para evitar sinagogas e escolas judaicas e alertar as pessoas contra elas;
  2. recusar-se a permitir que judeus possuam casas entre os cristãos;
  3. para que os escritos religiosos judaicos sejam retirados;
  4. para os rabinos serem proibidos de pregar;
  5. não oferecer proteção aos judeus nas estradas;
  6. para que a usura seja proibida, e para que toda a prata e ouro sejam removidos, colocados de lado para custódia e devolvidos aos judeus que verdadeiramente se convertem; e
  7. dar a judeus jovens e fortes mangual, machado, pá, fuso e deixá-los ganhar o pão com o suor do nariz.

Essas instruções parecem o projeto do holocausto. Isso finalmente incluiu a ordem de Martinho Lutero de que bons cristãos deveriam matar judeus.

Hitler não mencionou Darwin

"Na verdade, Adolf Hitler usou a teoria de Darwin como justificativa filosófica para o Holocausto. [1]"

Não há evidências de que Hitler foi influenciado por Charles Darwin. [2] Na verdade, não há casos em que Hitler sequer menciona Darwin. A única referência que Weikart (que escreveu um livro especificamente tentando conectar o nazismo a Darwin) conseguiu encontrar foi uma menção de Wagener.

"É verdade que Hitler quase nunca mencionou Darwin pelo nome (a única menção direta de Darwin que consegui encontrar é um relato de um colega Wagener)." - Weikart

O partido nazista geralmente se opunha ao darwinismo. Hilter fez algumas afirmações sobre a luta pela vida e a teoria racial, particularmente em termos de políticas prescritivas, mas não fazem parte da teoria da evolução, que é estritamente descritiva. Além disso, essas noções baseiam-se mais em pensadores anteriores, como as obras de Herbert Spencer.

Se a natureza não deseja que os indivíduos mais fracos acasalem com os mais fortes, ela deseja ainda menos que uma raça superior se misture com uma inferior; porque, em tais casos, todos os seus esforços, ao longo de centenas de milhares de anos, para estabelecer um estágio evolucionário superior do ser, podem se tornar inúteis.

Mas tal preservação anda de mãos dadas com a lei inexorável de que é o mais forte e o melhor quem deve triunfar e que eles têm o direito de perdurar. Quem quiser viver, deve lutar. Quem não deseja lutar neste mundo, onde a luta permanente é a lei da vida, não tem o direito de existir.

Em qualquer caso, tentar falsificar a evolução com base nas ações de Hilter é um apelo às consequências, uma ladeira escorregadia e um apelo à emoção, que são falácias. Talvez mais significativamente, ele menciona Martinho Lutero muitas vezes (ambos eram anti-semitas) e o elogia em 'Mien Kampf'.

Textos darwinistas foram banidos

Uma exposição da biblioteca da Universidade do Arizona tem uma lista de livros proibidos na Alemanha nazista por volta de 1935, ela lista "Escritos de natureza filosófica e social cujo conteúdo trata da falsa iluminação científica do darwinismo e monismo primitivos (Hackel)." [3]

"Hitler mostra que o ateísmo e o secularismo são perigosos"

Hitler e o Partido Nazista eram tudo menos seculares. Hitler defendeu a doutrinação religiosa nas escolas públicas, negociou um tratado com o Vaticano no qual a Igreja podia coletar impostos e fez proteção especial para igrejas católicas e padres, que foram de fato aplicadas a igrejas protestantes alemãs e ministros.

"Escolas seculares nunca podem ser toleradas porque tais escolas não têm instrução religiosa, e uma instrução moral geral sem um fundamento religioso é construída no ar; consequentemente, todo treinamento de caráter e religião devem ser derivados da fé... Precisamos de pessoas que acreditem." - Hitler, 26 de abril de 1933, durante negociações que levaram à Concordata Nazista-Vaticana de 1933.

"Embalados com o desejo de assegurar ao povo alemão os grandes valores religiosos, morais e culturais enraizados nas duas confissões cristãs, abolimos as organizações políticas, mas fortalecemos as instituições religiosas." - Adolf Hitler, falando no Reichstag em 30 de janeiro de 1934

"Hitler perseguiu os cristãos por sua fé"

Como mostra o acima, Hitler e a Alemanha nazista não eram ateus nem seculares. Os cristãos afirmam que muitos de sua fé foram enviados para campos de extermínio. Os únicos cristãos enviados aos campos de extermínio especificamente por causa de suas crenças religiosas foram as Testemunhas de Jeová, que eram pacifistas e uma ameaça ao esforço de guerra da Alemanha. A maioria dos outros cristãos nos campos de extermínio eram guardas e administradores alemães. Os ateus, por outro lado, foram alvejados especificamente por sua descrença e enviados para campos de extermínio:

“Estávamos convencidos de que o povo precisa e exige essa fé. Portanto, empreendemos a luta contra o movimento ateísta, e não apenas com algumas declarações teóricas: nós o eliminamos”. - Adolf Hitler, em um discurso em Berlim em 24 de outubro de 1933

A situação era diferente na Polônia. As igrejas polonesas foram fechadas, mas isso aconteceu porque resistiram à influência nazista.

Existem alguns casos em que o nazismo parece se opor à igreja polonesa que se opôs ao nazismo ou reestruturar outras igrejas. Mas, estas não são lutas anti-religiosas, mas sim lutas sectárias inter-religiosas. Da mesma forma, quando Henrique VIII rasgou levou a riqueza dos mosteiros e reestruturou e restringiu vários assuntos da igreja, ele estava tentando construir uma igreja diferente, não tentando destruir igrejas em geral.

A Igreja Católica existe hoje à mercê de Hitler e do Partido Nazista

Numa época em que o movimento de guerra de Hitler estava desesperado por dinheiro, tão desesperado que as obturações de ouro eram individualmente arrancadas da boca de suas vítimas, Hitler não tocou no Vaticano. Não apenas os alemães basicamente ocuparam a Itália por muitos anos, em setembro de 43, quando Mussolini foi derrubado, os alemães eram a única força militar em Roma, nas terras ao redor de Roma e em todo o norte da Itália. Hitler não ordenou que o ouro fosse retirado das paredes e tetos do Vaticano. Hitler não ordenou que o maior tesouro do mundo fosse retirado dos cofres do Vaticano. Hitler não moveu o Papa para a Alemanha, não ameaçou o Papa, nem manteve o Papa como refém. A única coisa que impediu Hitler de tornar a Igreja Católica extinta foram seus próprios imperativos morais.

"As conversas de mesa de Hitler provam seu ateísmo privado"

A principal tradução para o inglês das conversas da mesa é derivada de uma tradução desonesta de um vigarista francês. [4]

A população em geral concordou com isso

Mesmo que alguém diga que os nazistas eram ateus secretos, ou apenas Hitler. Eles concordaram com o holocausto e a retórica antijudaica foi altamente eficaz para uma população majoritariamente católica e luterana. Mesmo que Hitler fosse secretamente ateu, foi a natureza religiosa declarada e o anti-semitismo que lhe permitiram ter poder e que alimentaram o holocausto.

Argumentos escriturísticos

De acordo com o Cristianismo, Deus supostamente coloca aqueles que têm autoridade no poder Romanos 13:1, incluindo líderes corruptos e psicóticos. Isso torna Deus responsável pelas ações de Hilter e mostra que Deus é capaz de fazer o mal.

Referências

Advertisement