Naturalismo Wiki
Advertisement

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui.

O argumento da origem da ideia de Deus, também conhecido como o argumento da marca ou o argumento cosmológico-ontológico (COA, na sigla em inglês), é baseado em encontrar a origem dos conceitos mentais e é uma variante do argumento do grau e do argumento ontológico .

O argumento foi proposto por Descartes e afirma que os conceitos mentais se originam tanto internamente, da mente, ou externamente:

"Entre essas idéias, algumas me parecem inatas, algumas adventícias e algumas produzidas por mim. Pois eu entendo o que é uma coisa, o que é a verdade, o que é o pensamento, e pareço ter derivado isso exclusivamente de mim mesmo. natureza [1]"

Ele desconsidera as fontes internas e as sensações de nossos sentidos, mas ainda considera que o conceito de Deus teve uma origem externa:

"Tudo o que me resta perguntar é como recebi essa ideia de Deus. Pois eu não a tirei dos sentidos; ela nunca me ocorreu de forma inesperada, como geralmente é o caso com ideias de coisas sensíveis quando essas coisas se apresentam [ ...] para os órgãos externos [1]"

A conclusão é que essa origem externa é, na verdade, Deus.

Argumento formal

O argumento funciona da seguinte maneira: [2]

Existem conceitos mentais em nossas mentes, incluindo o conceito de "Deus"

  1. Alguns são produzidos internamente e alguns se originam externamente
  2. O conceito de "Deus" não se originou internamente da mente
  3. Portanto, o conceito tem uma causa externa
  4. O conceito "Deus" só pode ter surgido de algo que se assemelha ao conceito "Deus"
  5. Nada existe com qualidades semelhantes a Deus, exceto Deus
  6. Portanto, o conceito "Deus" originou-se de Deus
  7. Deus existe

Contra-argumentos

Os conceitos podem ser inatos ou inventados

Disposição para acreditar que certos conceitos são inatos. Interpretamos nossa experiência sensorial de forma um tanto imperfeita com base em nossos preconceitos cognitivos e a crença em um conceito particular é o resultado. Podemos ver exemplos de uma experiência geralmente positiva com qualidades mais ou menos negativas, ou design humano com mais ou menos falhas. É fácil extrapolar essas instâncias para acreditar em um design ou experiência perfeita sem falhas. Não precisamos de um exemplo de perfeição para imaginá-lo, mas ele não demonstra que a perfeição é possível.

Um contra-argumento: [2]

"Mas isso é realmente suficiente? Como podemos afastar a limitação ou imperfeição a menos que primeiro os reconheçamos como tal? E como podemos reconhecê-lo como tal, a menos que já tenhamos alguma noção de perfeição infinita? Reconhecer as coisas como imperfeitas ou finitas envolve o posse de um padrão de pensamento que possibilite o reconhecimento."

Perceber imperfeições é provavelmente uma habilidade inata em humanos que é necessária para resolver problemas práticos. Se tentarmos uma tarefa e falharmos por causa de nossa abordagem ou de nossas ferramentas, as imperfeições serão muito óbvias.

Existem muitos exemplos de objetos sendo comparados com base em conceitos imaginários, como suas propriedades mágicas. Isso não implica que o conceito "mágica" seja coerente ou tenha sido baseado em exemplos reais do conceito. O conceito pode ser uma ficção inventada por humanos.

Coisas com atributos perfeitos não existem

Não existem outros exemplos de objetos que possuem atributos concretos e perfeitos. Temos o conceito de círculo perfeito, mas nenhum círculo perfeito tem existência concreta. Portanto, o argumento implica a inexistência de Deus.

Apelo à ignorância

Embora as crenças religiosas ocorram em muitas culturas, os humanos podem ter uma disposição inata para acreditar em Deus. Essa hipótese naturalística é arbitrariamente ignorada pelo argumento.

Que processo ocorre pelo qual nos tornamos cientes de Deus e formamos um conceito de "Deus"? Sem que isso seja conhecido, este é um argumento de ignorância.

Teólogos dizem que Deus é desconhecido

Muitos teólogos afirmam que Deus é incognoscível. [3] Portanto, nosso conceito de Deus é indefinido ou equivocado. Se Deus tentou estabelecer o conceito em nossas mentes, ele falhou.

Prova por lógica

Este argumento é uma tentativa de definir a existência de Deus, pedindo explicações para coisas que podem ser explicadas por processos naturais ou não requerem nenhuma explicação.

Qual Deus?

O argumento não apóia nenhum Deus ou teologia em particular.

Variante: Conhecimento do infinito

No mundo físico, experimentamos apenas fenômenos finitos. No entanto, os humanos têm conhecimento do infinito. René Descartes argumentou que o conhecimento do infinito deve ter se originado em uma entidade infinita. [4]

Referências

  1. 1,0 1,1 René Descartes, Discourse on Method and Meditations on First Philosophy (Fourth Edition), tr. Donald A. Cress
  2. https://web.archive.org/web/20160507125316/http://www.strangenotions.com/god-exists/#12
  3. Brian Morley, Western Concepts of God
  4. https://web.archive.org/web/20160507125316/http://www.iep.utm.edu/infinite/
Advertisement