Naturalismo Wiki
Advertisement

Direitos Reservados ao RationalWiki, Link original aqui.

Pandeísmo é um sistema de crenças que pode ser visto como uma combinação de deísmo, onde o criador do universo não participa de sua operação, e panteísmo, onde o Criador e o universo são um e o mesmo. O pandeísmo sugere que este Criador (não necessariamente uma divindade atualmente adorada) fez o universo ao se tornar o universo.

Os pandeístas afirmam que isso responde a algumas objeções ao deísmo e ao panteísmo, a saber, que o deísmo não explica por que um Criador criaria e depois abandonaria o universo, e o panteísmo não explica onde o universo / deus se origina. Como alguns panteístas, os pandeístas veem a natureza e o Criador como sinônimos, e essa investigação científica revelará os mecanismos pelos quais o universo / deus opera.

Duas teorias foram formuladas na tentativa de explicar o motivo por trás do Criador formar o universo a partir de si mesmo. A primeira postula que tinha o desejo de experimentar a existência por meio de entidades separadas, feito que só poderia ser realizado em um universo capaz de gerar complexidade ordenada, desde partículas subatômicas formando átomos até a evolução da inteligência. Os pandeistas afirmam que este Criador concedeu sua consciência sobre a criação do universo, o que significa que o deus pandeísta não está ciente do sofrimento humano. Tal Criador, explicam os pandeistas, não precisa estar ciente da experiência do Universo enquanto ela está acontecendo e, na verdade, não pode estar ciente dessa experiência porque se tornou totalmente o próprio Universo. Em vez disso, o Criador só é capaz de processar a experiência do Universo, uma vez que o próprio Universo terminou e o Criador foi restaurado ao seu estado original.

Uma segunda ideia proposta em vários momentos e desenvolvida de forma mais famosa pelo cartunista Scott Adams em God Debris coloca Deus como um ser onipotente que não foi movido por provocações humanas. Afirma que, pela qualidade da onisciência, o deus pandeísta poderia perscrutar seu próprio futuro, tendo assim suas decisões predeterminadas. Porque a única motivação concebível que um colosso como este poderia ter é um desafio ao seu poder, a única coisa que faltava ser testada era sua onisciência - suas habilidades incluiriam o conhecimento de tudo após sua destruição, ou seu conhecimento chegaria ao fim ? Assim, Deus orquestrou sua abolição por meio do Big Bang para que ela pudesse viver como uma entidade consciente em sua criação, caso tivesse sucesso em seu empreendimento. Pelo fato de ser difícil discernir entre um deus ausente e um deus que nada faz, tentar determinar se ele perdeu a consciência ou não é um exercício fútil.

O pandeismo foi classificado como uma derivação lógica da proposição do filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz de que o nosso era o melhor de todos os mundos possíveis. [1] Em 2010, o autor William C. Lane afirmou que:

Se o devir divino fosse completo, a kenosis de Deus - o esvaziamento de Deus por amor ao amor - seria total. Nessa visão pandeísta, nada de Deus permaneceria separado e à parte do que Deus se tornaria. Qualquer existência divina separada seria inconsistente com a participação sem reservas de Deus nas vidas e fortunas dos fenômenos atualizados. [1] (p. 67) -

Reconhecendo que o filósofo religioso americano William Rowe levantou "um argumento poderoso e probatório contra o teísmo ético", Lane argumentou ainda que o pandeísmo oferece uma fuga do argumento evidencial do mal:

No entanto, isso não conta contra o pandeísmo. No pandeísmo, Deus não é superintendente, poder celestial, capaz de intervenção horária nos assuntos terrenos. Não existindo mais "acima", Deus não pode intervir de cima e não pode ser culpado por não o fazer. Em vez disso, Deus carrega todo o sofrimento, seja do cervo [Notas 1] ou de qualquer outra pessoa. Mesmo assim, um cético pode perguntar: "Por que deve haver tanto sofrimento? Por que o design do mundo não pôde omitir ou modificar os eventos que o causaram?" No pandeísmo, a razão é clara: para permanecer unificado, um mundo deve transmitir informações por meio de transações. O transporte confiável requer leis relativamente simples e uniformes. Leis projetadas para ignorar eventos que causam sofrimento ou para alterar suas consequências naturais (ou seja, suas consequências sob leis simples) precisariam ser muito complicadas ou (equivalentemente) para conter várias exceções. [1] (p 76-77)

Notas

  1. William Rowe usou, como um exemplo de sofrimento desnecessário, um cervo horrivelmente queimado em um incêndio florestal e incapaz de se mover, mas sofrendo por mais dias antes de sua morte

Referências

  1. 1,0 1,1 Lane, William C. (January 2010). "Leibniz's Best World Claim Restructured". American Philosophical Journal 47 (1): 57–84. Retrieved 9 March 2014
Advertisement