Naturalismo Wiki
Advertisement

Direitos Reservados ao Iron Chariots, Link original aqui.

Um argumento moderno frequentemente usado para a verdade da ressurreição de Jesus é o do martírio. A alegação é que todos os apóstolos teriam conhecimento de primeira mão sobre se Jesus realmente retornou dos mortos e confirmou que ele era o Filho de Deus. Como eles morreram em vez de admitir que o relato era falso, isso sugere que, em vez de simplesmente acreditarem que era verdade como outros mártires de outras religiões, eles sabiam que era verdade.

"As pessoas não se permitem de boa vontade morrer por algo que sabem que é uma mentira, então os apóstolos realmente acreditaram que viram, falaram, tocaram, andaram com Jesus e até comeram com Jesus em vários grupos depois que ele morreu na cruz, o que os convenceu de era Deus, então eles se tornaram proclamadores ousados quando antes eram duvidosos. [1]"

Contra-apologética

Pessoas morrem por uma mentira

A premissa de que as pessoas nunca "morreriam por uma mentira" é comprovadamente falsa. Na verdade, pessoas ao longo da história morreram por crenças que se revelaram falsas, enganosas, mal compreendidas e até mutuamente exclusivas. Por exemplo, muitos milhares de alemães morreram durante a Segunda Guerra Mundial com base na crença de que eles eram a "raça superior" e tinham justificativa para conquistar outras nações para "espaço vital". Também durante a Segunda Guerra Mundial, muitos civis japoneses cometeram suicídio em vez de serem capturados pelos americanos por causa da falsa crença de que seriam maltratados. Em Jonestown, mais de 900 pessoas cometeram suicídio em massa sob a influência do líder do culto Jim Jones. Em 1993, 76 pessoas morreram no complexo Branch Davidian em Waco Texas porque acreditavam que seu líder, David Koresh, era um profeta de Deus. Em 1997, 39 membros do Heaven's Gate cometeram suicídio na crença de que um OVNI seguindo o cometa Hale-Bopp os transportaria para "seu mundo". Este argumento implicaria que o Heaven's Gate é tão verdadeiro quanto o Cristianismo.

Registros anteriores que temos

O registro mais antigo de cristãos de fontes não-cristãs é a carta de Plínio, o Jovem, que deu especificamente a esses primeiros cristãos a escolha entre morrer e adorar Jesus. Eles se retrataram esmagadoramente e não morreram por sua fé.

"Eu tinha ordenado que fosse trazido para este propósito junto com as estátuas dos deuses e, além disso, amaldiçoei a Cristo - nenhum dos quais aqueles que são realmente cristãos, dizem, podem ser forçados a fazer - essas eu pensei que deviam ser dispensadas. Outros nomeados pelo informante declararam que eram cristãos, mas depois negaram, afirmando que haviam sido, mas deixaram de ser, uns três anos antes, outros muitos anos, alguns até vinte e cinco anos. Todos eles adoravam sua imagem e as estátuas dos deuses, e amaldiçoou a Cristo. [2]"

Quando ameaçados, o grupo de cristãos rapidamente se retratou e insistiu que eles primeiro disseram que eram cristãos errados, eles deixaram de ser cristãos há muito tempo e todos saudam o imperador e vá para o inferno com Cristo! - Aparentemente, quando o empurrão veio, a evidência é que eles se retrataram e rejeitaram a Cristo. Recusando-se tenazmente a morrer por sua crença. Estar disposto a morrer tem pouca relação com a autenticação de uma crença. Mas, neste caso, a referência não-cristã não ambígua mais antiga que temos aos cristãos como um grupo, e eles prontamente se retratam.

Com base em contas não confiáveis

Os apóstolos podem muito bem ter tido conhecimento de primeira mão, mas isso não dá nenhuma credibilidade à afirmação porque não temos conhecimento de primeira mão sobre eles ou de suas afirmações. Também temos apenas relatos vagos da morte dos apóstolos, geralmente conhecidos por "tradição" ou fontes tendenciosas, em vez de fontes primárias.

Muitas pessoas que testemunharam pessoalmente um fenômeno aparentemente paranormal e genuinamente acreditam que o que viram foi um elemento sobrenatural, apenas para descobrirem após uma análise meticulosa que o que testemunharam foi na verdade um incidente regular com uma explicação lógica e natural (Will- O-Wisps foram pensados para serem aparições fantasmagóricas antes de serem identificados como a manifestação de reações químicas).

Suposição de exatidão bíblica

"Se você ler o livro de Atos, é óbvio que a comunidade messiânica primitiva estava disposta a morrer se não renunciasse a sua fé no Senhor ressuscitado. [3]"

Implícito neste argumento está a ideia de que os milagres de Jesus realmente aconteceram, o que não é apoiado pela premissa de que seus apóstolos não teriam morrido por uma mentira. Esta conclusão ignora várias outras possibilidades:

1. Os apóstolos acreditavam fortemente que as histórias eram verdadeiras, mas estavam enganados:

  • Os que foram mortos nunca testemunharam os acontecimentos eles próprios, mas foram contados por outros apóstolos, em quem confiavam.
  • Eles se convenceram de que as histórias eram verdadeiras, a ponto de realmente acreditarem que eram, embora o que testemunharam as contradisse diretamente.
  • Eles se lembravam dos detalhes dos eventos de maneira diferente da que presenciavam, porque os falsos detalhes eram constantemente reforçados por todos com quem faziam companhia.
  • Eles foram enganados. Eles realmente viram os eventos, mas o que viram foi um truque.

2. Os apóstolos não acreditaram em todas as histórias, mas morreram por outro motivo:

  • Eles acreditaram na verdade literal de João 3:16, e pensaram que não morreriam.
  • Eles consideraram a causa justa, embora soubessem que algumas das histórias eram embelezadas ou exageradas.
  • Eles estavam protegendo a vida de outras pessoas.
  • Eles teriam escolhido a morte em vez de serem expostos como mentirosos sem vergonha.
  • Eles foram mortos porque eram figuras públicas para a causa, não devido às histórias específicas que mantinham ou negavam.
  • Eles foram mortos sem a oportunidade de retratar suas histórias.
  • Eles mantiveram sua história para manter alguma dignidade em sua morte, já que seriam mortos de qualquer maneira.
  • Eles pretendiam se tornar mártires.

3. Os apóstolos admitiram que as histórias não eram verdadeiras, mas a admissão nunca foi tornada pública.

4. Eles morreram protegendo a verdade, mas as histórias desses eventos foram posteriormente embelezadas. Os "milagres" sobre os quais lemos agora não são o que eles realmente viram e pelos quais morreram.

5. As histórias das mortes dos apóstolos foram posteriormente embelezadas para apresentá-los como mártires.

6. Os apóstolos, assim como Jesus, morreram por outra coisa, talvez eles esperassem que ajudassem a libertar Israel dos romanos.

7. Os apóstolos nunca foram assassinados.

8. A existência dos apóstolos também foi uma invenção.

Embora todas as explicações acima sejam possíveis para os primeiros mártires cristãos, o que podemos dizer sobre os apóstolos cristãos do primeiro século (assumindo que todos eles existiram) é principalmente baseado nas histórias do Novo Testamento. No livro de Atos, temos apenas dois mártires: Estevão e Tiago. Estevão nem era uma testemunha ocular, ele foi um convertido posterior, o que significa que se ele morreu por alguma coisa foi inteiramente baseado em boatos. Mas, de acordo com Atos, ele não foi morto pelo que acreditava, mas por alguns inventaram uma acusação falsa e por uma turba, da qual ele não poderia ter escapado mesmo que se retratasse. Portanto, sua morte não prova que ele morreu por suas crenças, que era Jesus era o messias e estava naquele momento no céu. A falta de qualquer menção de uma ressurreição física pode indicar que se Estevão morreu por suas crenças, poderia ter sido uma crença em uma ressurreição espiritual em vez de uma ressurreição física real. Quanto a Tiago, não nos é dito nada sobre por que ele foi morto ou se retratar o teria salvado, ou (como Estevão) se ele acreditava em uma ressurreição espiritual em vez de uma ressurreição física. Josefo menciona que um Tiago (que pode ou não ser o mesmo Tiago em Atos) foi apedrejado até a morte em 62 EC, mas foi apedrejado por violar a lei judaica, e a retratação não o teria salvado de qualquer maneira.

Depois, há histórias de apóstolos mártires fora do Novo Testamento, como a famosa crucificação de Pedro de cabeça para baixo. O problema é que este evento não possui fontes contemporâneas. Nunca é mencionado até cerca de duas ou três gerações mais tarde em apenas uma única fonte: os Atos Gnósticos de Pedro, um evangelho rejeitado como um documento falso por muitos cristãos da época. Mas mesmo se esse relato for verdadeiro, ele afirma que Pedro foi executado por intromissão política e não por suas crenças. Ainda mais importante, ele afirma que Pedro acreditava que Jesus havia ressuscitado como um espírito, não na carne.

O apóstolo Paulo admite que não foi uma testemunha ocular. Ele meramente teve uma visão de uma figura espiritual de Jesus enquanto estava na estrada para Damasco. Portanto, mesmo que ele tenha morrido por suas crenças, foi baseado na visão de um homem que ele nunca conheceu em sua vida. Embora a data da morte de Paulo seja desconhecida, é comumente aceito como tendo ocorrido após o Grande Incêndio de Roma em julho de 64 EC, mas antes do último ano do reinado de Nero, em 68 EC. Mas todos os relatos do "martírio" de Paulo vêm de fontes 30-50 anos após sua morte. A primeira menção vem do documento não canônico 1 Clemente, no qual apenas sugere que Paulo foi martirizado pelos prefeitos.

Quanto ao resto dos apóstolos sendo martirizados, todos eles vêm de fontes não testemunhas escritas várias gerações após suas mortes, então não há como ter certeza de como eles morreram e se morreram ou não por suas crenças. O apóstolo Filipe tem relatos conflitantes sobre como ele morreu, mas a primeira menção vem dos apócrifos Atos de Filipe, escritos entre meados e o final do século IV EC. Marcos "o evangelista" foi morto por pagãos egípcios, mas não há menção disso até o século 4. O martírio do relato do apóstolo André vem dos apócrifos Atos de André, escritos no século III EC. O martírio do apóstolo Judas só é mencionado nos Atos apócrifos de Simão e Judas, escritos no século 4 EC. O apóstolo Bartolomeu tem relatos conflitantes sobre como ele morreu, mas o Evangelho de Bartolomeu é um texto ausente. E então há Tomé, muitas vezes chamado de "Tomé duvidoso", de acordo com a tradição que se acredita ter sido martirizado em 72 EC. No entanto, a primeira menção de seu martírio vem de um cristão siríaco, Efrém, o sírio, que só nasceu cerca de 200 anos após a morte de Tomé.

Jesus não morreu

Supondo que a Bíblia seja verdadeira, Jesus não morreu, ele foi encontrado vivo alguns dias depois de sua crucificação. [4]

Isso é contrário ao relato da Bíblia. De acordo com a Bíblia, Jesus morreu e ressuscitou, criando assim uma diferença entre ressuscitação e ressurreição. Os evangelhos dizem que Jesus morreu na cruz como resultado da crucificação, se isso não prova sua morte, estar em uma tumba lacrada por três dias sim. Além disso, de acordo com os relatos do evangelho e outros relatos, após a ressurreição de Jesus, é dito que ele tinha feridas, mas não estava em um estado de aparência doente (como seria o resultado da crucificação e de estar em uma tumba por três dias). Portanto, Jesus teve que morrer e ressuscitar, não apenas ressuscitar, presumindo que os relatos estejam corretos. Os Evangelhos foram todos escritos pelo menos uma geração depois que os eventos declarados ali supostamente ocorreram, então não podemos ter certeza de que o relato do Evangelho é exato.

Jesus foi executado, mas não por suas crenças fundamentais

Os apologistas argumentam que, porque Jesus estava disposto a morrer pelo que cria, prova que ele acreditava no que havia dito. No entanto, presumindo que os evangelhos sejam verdadeiros, Jesus foi executado como criminoso. Os crimes descritos nos evangelhos consistem em vandalismo (Marcos 11:15), roubo (Marcos 11:15, Mateus 21:12, João 2:15), bateria com uma arma (João 2:15), impedindo o tráfego (Marcos 11:16) e fazendo ameaças terroristas (João 2:19), como bem como assalto, perturbando a paz e impedindo o comércio. A maioria deles foram crimes capitais, e por isso ele foi preso, processado e condenado à morte. Muitas vezes acredita-se que Jesus sabia que suas ações resultariam em sua morte, de modo que, apesar de sua execução ser legalmente justificada, não tem qualquer influência sobre se foi martírio. Porém, se ele morreu por suas crenças, então essas crenças pelas quais ele morreu consistem em não trocar dinheiro ou vender animais dentro do Templo. Além disso, ele não foi morto por suas crenças ou como uma ameaça à autoridade judaica, mas por suas ações diretas (Marcos 11:18).

Estar disposto a morrer não autentica Jesus

Sua disposição de morrer mostra que os primeiros cristãos acreditavam firmemente em seu ideal religioso, não que acreditavam que Jesus era uma pessoa real. O ideal religioso poderia facilmente ter sido considerado uma causa nobre, quer seu fundador tenha sido inventado ou não.

As crenças nem sempre são corretas

Se os primeiros cristãos de fato morreram especificamente por sustentar a afirmação de que Jesus era real (o que de forma alguma foi demonstrado), isso apenas indica que eles creram, não que estavam corretos.

Links externos

Referências

Advertisement